Projeto DAISY 2012

29-01-2013 15:21

 

O Ministério da Educação e Ciência, norteando a sua ação pelo princípio de que nenhum aluno, por condições de deficiência ou incapacidade, deverá estar limitado no seu acesso à leitura e à informação escrita, tem vindo, no âmbito das suas responsabilidades, a apostar de forma clara no incentivo à produção de materiais de leitura em formatos acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais.

O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e com a Porto Editora lançou um projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 4.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE).

Neste contexto, os enunciados das provas finais de ciclo e dos exmes finais nacionais dirigidos a alunos cegos e com baixa visão serão, em 2013, apresentados em formato Daisy ou em documento com Entrelinha 1,5, em formato PDF.

Com este novo projeto, os alunos com NEE passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.

 

 

 

Voltar