Balanço da Ação de Formação "O Papel dos Professores na Inclusão dos alunos – Adequações Curriculares Individuais – como fazer?”

02-12-2016 11:36

O CRTIC da Guarda, em colaboração com o CFAE Guarda-Raia, promoveu uma Ação de Formação, subordinada ao tema “O Papel dos Professores na Inclusão dos alunos – Adequações Curriculares Individuais – como fazer?” que se realizou no passado dia 30 de novembro, pelas 14H00, no Auditório da Escola Secundária Afonso de Afonso de Albuquerque. Esta Ação de Formação foi certificada como Ação de curta duração, pelo CFAE Guarda-Raia.

A abertura da sessão foi realizada pelo Diretor do CFAE Guarda-Raia e pela responsável do CRTIC, que salientaram a importância deste tipo de eventos sensibilizando os presentes para a necessidade de adotarem práticas educativas efetivamente promotoras da inclusão.

A formação teve como oradores os professores Inês Filipe, Mestre em Psicologia Educacional, prof. de E. Especial e formadora certificada na área de Educação Especial e Júlio Coincas, prof.  e formador certificado na área de Educação Especial  e contou com a presença de cerca de 100 participantes.

Ao longo desta formação pretendeu-se refletir sobre as questões ligadas à elaboração das “Adequações Curriculares Individuais”(ACI), previstas no Decreto-Lei n.º 3/2008 e transmitir alguns conhecimentos que dotem os docentes de competências teórico-práticas que os ajudem na correta realização e implementação das ACI.

No final da Ação de Formação houve um espaço para os participantes partilharem saberes e experiências e colocarem dúvidas, num contínuo desenvolvimento pessoal e profissional demonstrando muito interesse e cooperação.

Foi na nossa opinião e na opinião dos participantes e formadores, uma formação muito enriquecedora ao nível pessoal e profissional.

 

Voltar