Balanço do Workshop" Multideficiência e Tecnologias de Apoio"

23-02-2012 15:58

No âmbito do Plano Anual de Atividades do Departamento de Educação Especial, decorreu  nos dias 21 de dezembro de 2011 e 20 de fevereiro de 2012, na sala do Centro de Recursos TIC para a Educação Especial da Guarda (CRTIC) - EB de Santa Zita, entre as 15h:00m e 17h:00m, o Workshop "Multideficiência e Tecnologias de Apoio" promovido pelo Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda e pelo CRTIC, destinado a Assistentes Operacionais do Agrupamento.

Na totalidade os dois Workshops contaram com a presença de cerca de quarenta e cinco participantes. As sessões de abertura estiveram a cargo da Coordenadora de Educação Especial, Dra. Lurdes Morgado e da Dra. Isabel Rato, Diretora Adjunta do Agrupamento.

A apresentação dos dois Workshops esteve a cargo das docentes do CRTIC, que abordaram a temática da multideficiência e a importância das tecnologias de apoio na intervenção educativa junto das crianças com multideficiência e surdocegueira congénita.

Estes Workshops foram precedidos de visitas à Unidades de Ensino Estruturado de Autismo da Guarda, na EB de Augusto Gil e Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência, na EB de Santa Zita.

Segundo a avaliação feita pelos participantes, os Workshops foram considerados globalmente muito bons, interessantes e motivadores, não só pela temática que se revelou muito pertinente, dado que as assistentes operacionais são, no contexto da atual escola inclusiva, elementos muito importantes, no apoio à intervenção aos alunos com multideficiência, mas também pelos materiais, equipamentos e tecnologias apresentadas, que eram desconhecidos da maioria dos participantes.

Foram também consideradas uma mais-valia as visitas efetuadas, pois contribuíram para um melhor conhecimento das respostas educativas especializadas existentes no Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda.

 

 

Voltar